2016


1o ano

Conteúdo:

Organização de competições, clique aqui para acessar o texto de referência.
Regras do Tênis



Visita Técnica ao Parque Itacolomi


Estamos aguardando a disponibilidade de ônibus, assim que houver novidades publicarei mais notícias.




Olá queridos alunos do 1º ano! Para finalizar o estudo do tema "Jogos, Brinquedos e Brincadeiras", vamos pesquisar sobre a contribuição da cultura indígena, africana e afro-brasileira no acervo dessas práticas. Vocês deverão escolher 1 jogo, brinquedo ou brincadeira que faça parte dessas culturas e ensiná-los para a turma. Dias 15 e 22 de agosto vocês devem contar o que pesquisaram sobre o tema e apresentar o jogo ou brincadeira escolhido para a turma.

  • Apresentação teórico-prática
  • Duração: 20 min
  • Abordar aspectos teóricos, relacionados à cultura e proporcionar uma vivência prática para a turma.
  • Valor: 7 pontos


Sugestões de fontes para a pesquisa:

https://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras
http://www.laabufpa.com/



Chimamanda Adichie nos convida a refletir sobre o perigo da história única na construção de estereótipos





As Culturas Indígenas

Vamos aprender um pouco mais sobre a cultura indígena, assistindo o vídeo sobre os VII Jogos Indígenas Pataxó e lendo o texto sobre Diversidade Cultural Indígena (páginas 46 -51). Dia 22 de agosto discutiremos esse material, então estudem e façam anotações sobre os pontos que vocês abordarão na discussão.





Esportes de Aventura

Assista a apresentação sobre Esportes de Aventura clicando aqui.

2o ano

Conteúdo:



As postagens a seguir não serão abordadas na prova, mas, vale a pena conferir...


BeHoppers


Conheça o BeHoppers e uma de suas apresentações de Lindy Hop:


Dia 19/02 haverá treino aberto do BeHoppers, clique aqui para saber mais.


Grupo Corpo


Conheça também o Grupo Corpo, companhia mineira de dança contemporânea com 35 coreografias e mais de 2.200 récitas na bagagem, mantém dez balés em repertório e faz uma média de 70 récitas anuais, apresentando-se em lugares tão distintos quanto a Islândia e a Coreia do Sul, Estados Unidos e Líbano, Itália e Cingapura, Holanda e Israel, França e Japão, Canadá e México.

Veja um pouco do espetáculo Parabelo:




Olá queridos alunos do 2º ano!
O mês de agosto será dedicado ao Projeto Olimpíadas. Vamos praticar alguns esportes olímpicos e vamos produzir blogs sobre algumas modalidades presentes na Rio 2016.
Vocês devem formar trios, escolher uma modalidade esportiva presente nos Jogos Olímpicos 2016 e criar um blog contendo informações, resultados, reportagens, comentários, entrevistas, fotos, vídeos, curiosidades e outras coisas que vocês considerarem interessantes sobre a modalidade escolhida. Podem abusar da criatividade, mas não deixem de estabelecer relações com a Olimpíada.
Imaginem que vocês estão iniciando uma viagem para aprofundar os conhecimentos sobre a modalidade escolhida e acompanhá-la nos Jogos Olímpicos. O blog será o lugar onde vocês vão registrar esse percurso, por isso, é imprescindível que vocês também registrem as impressões pessoais, através de comentários e análises do material postado.
O blog deve ter, no mínimo 5 postagens e deve ser finalizado até o dia 22 de agosto.
Vocês podem usar o Blogger ou o Wix para criar o blog, eles são simples e gratuitos. Há um vídeo com um tutorial que ensina o passo a passo no Blogger.
Bom trabalho!


Cadastro do Blog

Para cadastrar seu blog o grupo deve preencher o formulário disponível no link abaixo:

https://goo.gl/forms/ELUhPw8gzwV9LVWy1


Aspectos histórico-sociais dos Jogos Olímpicos

Para finalizar o Projeto Olimpíadas, vamos estudar os aspectos histórico-sociais dos Jogos Olímpicos a partir do artigo "Jogos Olímpicos da era moderna: uma proposta de periodização". O artigo será discutido na próxima semana.

Estudo Dirigido

Estudar o artigo abaixo e responder às perguntas a seguir. O trabalho é preparatório para a prova e deve ser manuscrito, não serão aceitos trabalhos impressos.

RÚBIO, Kátia. Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.24, n.1, p.55-68, jan./mar. 2010.

     1.  Identifique o trecho do artigo que a autora associa a competição esportiva com promoção da paz e comente qual seria a contribuição do esporte para minimizar a violência das guerras.

2.    Para os gregos, os Jogos Olímpicos da Antiguidade representavam um momento de trégua nas guerras e conflitos de qualquer ordem para que competidores e espectadores pudessem chegar a Olímpia. Ao longo desses 110 anos de competições os Jogos Olímpicos da Era Moderna já sofreram interrupção por alguns motivos. Identifique quais foram esses motivos e quais foram os períodos de interrupção.

3.    Identifique o objetivo do estudo, descrito no artigo.

4.    A autora propõe quatro fases que buscam destacar momentos distintos pelos quais passou e tem passado o Movimento Olímpico. Cite as fases propostas e elabore um pequeno resumo de cada uma delas.

5.    De acordo com a autora,
   As rivalidades internacionais são transportadas para o terreno do esporte olímpico, metaforizando inúmeros conflitos manifestos e latentes, regionais ou internacionais, transformando o resultado expresso no quadro de medalhas em uma prova da superioridade desejada. (p. 66)
Identifique e descreva um fato qualquer ocorrido nas Olimpíadas, entre 1896 a 2012, que exemplifique esse tipo de rivalidade citado pela autora. Em sua opinião, houve algum fato desse tipo nos Jogos Rio 2016? Descreva-o e comente.


Blogs Projeto Olimpíadas

Estes foram os blogs produzidos pelo alunos do 2º ano:

tironasolimpiadas.blogspot.com
tironasolimpiadas.blogspot.com
namiracertaarqueria.blogspot.com
namiracertaarqueria.blogspot.com
terceirosetifmg.wixsite.com/terceiroset
www.closenoritmo.blogspot.com
http://ginasticandonaolimpiada.blogspot.com.br/
http://lulu1342.wixsite.com/mll-tenis
http://davimiguel35.wixsite.com/meusite
voleirio2016.blogspot.com.br
http://nadandonasolimpiadas.blogspot.com.br/
http://ginasticaolimpiada.wixsite.com/ginasticaartistica
http://hoqueidegrama.blogspot.com.br/
http://tenisdemesario2016.blogspot.com.br/
http://pedraovbb.wixsite.com/ginasticacom
http://handebololimpico.wixsite.com/guerreiros
http://mauriliofelipeee.wixsite.com/basquete
ourolimpico.blogspot.com
coberturahandebol.wixsite.com/coberturahandebol
http://ginart16.blogspot.com.br/
http://handgirls.webnode.com/
http://ritmandonasolimpiadas.blogspot.com.br/
http://contagievctbm.wixsite.com/minutodovolei
http://nadandoparavencer.wixsite.com/olimpiadas2016
https://futfemininonasolimpiadas.blogspot.com.br/
https://www.blogger.com/home-new.g
http://judohj.blogspot.com.br/
http://closenoritmo.blogspot.com.br/
http://olimpiadastiro.blogspot.com.br/
http://mecanipedia.wixsite.com/tenisnews
https://wordpress.com/stats/insights/ginanticaolimpica.wordpress.com


Pessoal,


Estou compartilhando um TED muito legal que o Tales Siqueira do 2º ano (mista) indicou. 







Samba

Foto: Fraga / Agência RBS


Este ano comemoramos o centenário do samba. Clique aqui para saber um pouco sobre essa história.


Cia de Dança Carlinhos de Jesus dança "Pelo Telefone"


3o ano

Qualidade de Vida






Jogos Olímpicos e o contexto histórico-social

Para dar continuidade aos estudos sobre o Esporte e os Jogos Olímpicos, iniciados na etapa anterior, vocês devem ler o artigo "Jogos Olímpicos da era moderna: uma proposta de periodização". Dia 23 de agosto, haverá uma atividade em sala sobre esse tema, com consulta ao artigo impresso ou em formato digital. Será necessária a leitura prévia do artigo.

Estudo Dirigido

Estudar o artigo abaixo e responder às perguntas a seguir. O trabalho é preparatório para a prova e deve ser manuscrito, não serão aceitos trabalhos impressos.

RÚBIO, Kátia. Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.24, n.1, p.55-68, jan./mar. 2010.

     1.  Identifique o trecho do artigo que a autora associa a competição esportiva com promoção da paz e comente qual seria a contribuição do esporte para minimizar a violência das guerras.

2.    Para os gregos, os Jogos Olímpicos da Antiguidade representavam um momento de trégua nas guerras e conflitos de qualquer ordem para que competidores e espectadores pudessem chegar a Olímpia. Ao longo desses 110 anos de competições os Jogos Olímpicos da Era Moderna já sofreram interrupção por alguns motivos. Identifique quais foram esses motivos e quais foram os períodos de interrupção.

3.    Identifique o objetivo do estudo, descrito no artigo.

4.    A autora propõe quatro fases que buscam destacar momentos distintos pelos quais passou e tem passado o Movimento Olímpico. Cite as fases propostas e elabore um pequeno resumo de cada uma delas.

5.    De acordo com a autora,
   As rivalidades internacionais são transportadas para o terreno do esporte olímpico, metaforizando inúmeros conflitos manifestos e latentes, regionais ou internacionais, transformando o resultado expresso no quadro de medalhas em uma prova da superioridade desejada. (p. 66)
Identifique e descreva um fato qualquer ocorrido nas Olimpíadas, entre 1896 a 2012, que exemplifique esse tipo de rivalidade citado pela autora. Em sua opinião, houve algum fato desse tipo nos Jogos Rio 2016? Descreva-o e comente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário